Celulite

CELULITE: Tão comum e ao mesmo tempo tão temida entre as mulheres, a celulite, é causada pela alteração do tecido gorduroso sob a pele em conjunto com alterações na microcirculação e conseqüente aparecimento de tecido fibroso, dando à superfície da pele um aspecto ondulado, lembrando uma casca de laranja. O fibroedema gelóide, nome correto da conhecida celulite, acomete cerca de 90% das mulheres, e localiza-se em glúteos, coxas e abdômen. O adipócito é uma célula que apresenta pequenos vacúolos de gordura distribuídos pelo seu interior. Estes vacúolos são quem recebe o excesso de gordura da alimentação . Com o progressivo aumento da deposição de gordura nos vacúolos, eles vão se aproximando um do outro, e acabam se juntando , aparecendo então um grande vacúolo que ocupa quase toda a célula. Com a deposição de gordura , a célula aumenta de tamanho . O tecido gorduroso, que fica embaixo da pele é formado por um grande número de adipócitos. Entre as células de gordura passam as artérias, que levam o sangue com oxigênio e nutrientes, e as veias e vasos linfáticos levando de volta à circulação os dejetos das células. Quando as células adiposas se alargam devido à acumulação de gordura, os capilares tornam-se excessivamente permeáveis causando a acumulação localizada de fluidos, levando a uma insuficiência linfática. Os adipócitos agrupados, ficam ligados por fibras de colágeno, impedindo a corrente sanguínea. As fibras do tecido conjuntivo endurecem, contraem-se, e puxam a pele para baixo. O resultado é o aspecto irregular da pele que se deve às mudanças na corrente sanguínea, drenagem linfática, gordura e tecido conjuntivo.

Classificação da celulite:

1. Grau I: A celulite não é visível, somente com contração muscular. Existe um pequeno inchaço na pele, não há alteração de sensibilidade.

2. Grau II: A celulite é visível sem contração muscular. A pele apresenta um aspecto acolchoado, por isso aparecem ondulações na superfície da pele.

3. Grau III: As ondulações vão ficando mais acentuadas (aspecto de "saco de nozes") devido ao aumento do edema. A pele fica fria devido ao comprometimento da circulação. Ocorre a formação de micronódulos pela deformação dos tecidos. Nessa fase já ocorre dor.

4. Grau IV: Há uma desorganização das células gordurosas, o tecido de sustentação fica mais endurecido e a circulação bastante comprometida. A pele fica fria, com depressões e macronódulos ( aspecto de "casca de laranja"). As pernas ficam doloridas e inchadas com sensação de cansaço.

 

Farmácia Naturales Curantum
Rua Euclides Pacheco, 277 - Tatuapé - São Paulo
CEP: 03321-000 - Tel: (11) 2293-0080 - Fax: (11) 2941-3071